Saiba como melhorar a rentabilidade do seu ponto de venda.

Desde 2021, segundo estudo recente da McKinsey, vários setores da economia tiveram sua resiliência testada, isso porque houve redução do poder de compra do consumidor, como causas principais: queda na renda do brasileiro (-5,8%) e aceleração da inflação (10,1%). Essa redução puxou o varejo alimentar para uma queda de 2,4% em vendas (descontada a inflação). 

Além disso, Scanntech fez um estudo que apontou que o ticket médio teve aumento de 8,4% no Brasil, juntamente com redução de frequência das compras -3,2%, justificado pelo aumento dos custos nos insumos. 

Nesse contexto e com margens cada vez mais pressionadas pelo mercado amplamente competitivo, é preciso que os varejistas se adaptem e encontrem novas formas de garantir rentabilidade do negócio. 

Uma estratégia para isso tem sido o comércio de produtos especiais ou com sortimento complementar, pois esses impulsionam o consumidor a escolher produtos com mais valor agregado e, consequentemente, maiores margens. 

Por isso, é imprescindível alinhar com as indústrias fornecedoras quais produtos são diferenciados, com possibilidade de margens mais elevadas e com menor sensibilidade de preço. Mas, para que isso seja possível, é necessário estabelecer um planejamento detalhado com o trade marketing da indústria para ações no ponto de venda, possibilitando a atração da atenção do consumidor e a experimentação do produto. 

Os hortifrútis também podem ser estratégicos para fugir da comparação, isso porque têm a possibilidade de tornar uma loja única, já que diferentemente dos industrializados, não serão igualmente apresentados na concorrência.

Por esse motivo, uma boa área de hortifruti pode fazer com que o cliente volte várias vezes durante o mês no ponto de venda, estimulando o consumo de outras categorias e o fidelizando-o.

Após definir quais serão os direcionamentos, é importante traçar formas de atingir os objetivos, e, para poder facilitar, nada mais importante do que encontrar os produtos no ponto de venda. 

A ruptura além de impactar no sell-out, também dificulta a estratégias de compensar margens em determinados produtos. Por isso, com o objetivo de fortalecer a integração entre varejo, indústria e agências de promotores, nós da Mob2Con criamos uma plataforma com objetivo de reduzir a ineficiência operacional. 

Com o MobControl, é possível garantir a presença do produto no PDV, analisar o sortimento por loja, identificar fornecedores, lojas e produtos que precisam mais mão de obra no ponto de venda para ações e calcular do ROI das ações. 

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