Saber a operação do ponto de venda é fundamental para estabelecer uma boa gestão do processo de vendas e garantir que a estratégia estabelecida está sendo cumprida. Até porque o principal objetivo do profissional de vendas e de trade marketing é garantir que seu produto esteja disponível no ponto de venda e otimizar o tempo do promotor é fundamental para esse processo.
O promotor é quem cuida para que toda a estratégia definida pelo trade marketing seja posta em prática.
Uma premissa importante é a definição da missão do promotor antes mesmo dele chegar ao ponto de venda, isso porque o promotor precisa ter muito bem estabelecido qual o seu maior objetivo. Por exemplo, se for apenas operacional, pode ser que ele não precise de tanto tempo na loja quanto precisaria se o objetivo for construir um relacionamento com loja.
Definido o objetivo do promotor para cada loja que visitará, é a hora de definir qual será o roteiro, e uma boa estratégia é defini-lo em conjunto com o próprio. Essa estratégia faz muita diferença porque ele já está mais acostumado em fazer o trabalho externo, assim já tem boas ideias sobre como ser mais produtivo.
Após colocar em prática o novo roteiro, é importante acompanhar. E isso você pode fazer via plataforma Mob2con, pois ela possibilita que você entenda quais as horas declaradas e assim entender se há mais possibilidade de ajuste na jornada do cliente.
Somado a isso, outra estratégia que aumenta a produtividade é ter uma organização mais assertiva das paradas, considerando que a primeira parada deve ser a mais longe e definir para o mesmo promotor os PDVs próximos.
Por fim, o roteiro deve ter uma periodicidade definida, porque nem sempre as lojas serão visitadas na mesma frequência.
Pode parecer bastante complexo, eu sei, mas para te ajudar com isso, nós temos os nossos especialistas que podem te mostrar qual a solução mais adequada para o momento que sua empresa está vivendo, seja você uma rede varejista ou uma indústria.
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