Você sabe todos os detalhes sobre a LGPD?
O maior objetivo da a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) é fazer com que as pessoas tenham controle sobre as suas próprias informações, ou seja, funciona como uma regulação para empresas e organizações sobre coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo multas e sanções no caso de descumprimento. Em resumo, é uma forma de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
Além disso, também funciona como uma forma de garantir segurança jurídica, por meio de uma padronização de regulamentos e práticas para promover a proteção aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil, já considerando parâmetros internacionais existentes.
Um ponto de destaque sobre a LGPD é que não importa se a sede de uma organização ou o centro de dados dela estão localizados no Brasil ou no exterior: se há o processamento de informações sobre pessoas, brasileiras ou não, que estão no território nacional, a LGPD deve ser observada. Somado a isso, a lei autoriza também o compartilhamento de dados pessoais com organismos internacionais e com outros países, desde que observados os requisitos nela estabelecidos.
Falhas de segurança para os dados podem gerar multas de até 2% do faturamento anual da empresa no Brasil, isso limitado a R$50 milhões por infração. A multa é definida considerando a gravidade da falha e também orientações antes de aplicar sanções às organizações.
A Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil se fez tão necessária porque com o avanço de novas tecnologias, como Big Data e Inteligência Artificial, muitas práticas que utilizam dados pessoais, começaram a ficar cada vez mais invasivas e discriminatórias, o que fortaleceu o debate quanto à necessidade de regulamentação em práticas envolvendo o uso de dados pessoais.
Tudo bem, lei definida mas o que isso pode impactar na sua empresa?
A LGPD força que as empresas busquem métodos mais naturais e mais limpos para alcançar as pessoas, continuando a gerar leads mas de uma forma mais cuidadosa.
No varejo, um impacto é que as lojas deverão informar aos clientes quais os dados que detêm e o direito sobre eles, explicando qual a finalidade, por quanto irá armazená-los mas, principalmente, com quem irá compartilhar.
Além disso, garante que haja uma coleta precisa de dados, porque com a nova regulamentação, os varejistas não podem continuar armazenando ou usando dados imprecisos. Isso pode garantir que haja uma grande imprecisão no direcionamento dos clientes para vendas e marketing.
Por fim, há também a possibilidade de impulsionar as vendas, isso porque, agindo em conformidade com a lei, os varejistas precisam coletar informações precisas do cliente. Dessa forma, é possível estabelecer um plano melhor de segmentação e gerar mais vendas por uma estratégia mais direcionada.