No último domingo, enquanto eu saia da casa da minha sogra, tive muita vontade de tomar sorvete de doce de leite, até porque, quem me conhece sabe que eu sou fanático por doce de leite.
Parecia um desejo bem simples, mas não foi. Eu tive que passar por 3 supermercados tentando encontrar o bendito e no final do dia, eu tive que recorrer a uma rede de fast food.
Agora você pode estar se perguntando, o que você tem a ver com isso, certo?
Acontece que esse é um cenário o qual eu passei, mas milhares de pessoas – se não milhões – passam sempre, porque a ruptura é um problema que atinge a todos os varejistas. Por isso, quero te falar sobre a ruptura sob outro prisma:
Nessa análise, eu quero focar na ruptura operacional que é o produto que o cliente quis comprar, não conseguiu, mas havia estoque, ou seja, simplesmente faltou colocar o produto na gôndola.
Nos dados acima, considerando um case real e olhando apenas um fornecedor, o índice de ruptura operacional foi de 20% que gerou perda de quase 1 milhão de reais, enquanto o índice de ruptura comercial foi de apenas 4%.
E, explorando ainda mais esse tema, ao olhar para o gráfico abaixo, para o dia da semana (domingo), é possível justificar a minha experiência.
E, ao olhar a segunda feira, desconstruirmos a ideia de que é um dia ruim de vendas, porque na verdade é um dia ruim de loja. Já que na realidade os pontos de venda estão desabastecidos, impedindo que o cliente encontre os produtos.
Assim, na análise acima, cruzamos os dados de ruptura com a presença dos promotores nas lojas e podemos entender que de segunda feira até sexta, eles estão presentes, fazendo um excelente trabalho na reposição, no sábado, a quantidade de mão de obra cai pela metade e, aos domingos, quase não há esta mão de obra.
Somado a isso, ainda há a máxima do varejo que diz, que para fornecedores que tem promotores alocados, o repositor não coloca a mão nos produtos, assim o produto fica parado sem abastecimento.
Diante desses dados e de todas essas análises, o cenário pode parecer muito complexo, porque de fato é.
A grande verdade é que mostrar esses dados não é a solução que irá resolver os seus problemas, mas a Mob2Con, sim. Já que possuímos uma inteligência analítica que permite um diagnóstico personalizado do seu negócio que resolverá os seus problemas com ruptura e abastecimento das lojas.