Olá, tudo certo?
Primeiramente, o que é o Feedback? É o conceito de uma pessoa contar a outra o que acha da sua performance e como é possível torná-la melhor, a vantagem é que muitas vezes a pessoa pode melhorar um ponto que ela sequer já tinha percebido.
Por exemplo, um promotor constantemente perde tempo do seu dia porque não sabe que há uma rota mais rápida do estoque até sua área de reposição. Com a ajuda de um feedback, ele poderia passar a usar a rota mais rápida e otimizar o seu tempo dentro da loja.
Por isso, neste artigo destacaremos a importância de ter comunicação clara entre o varejista, promotor e a indústria, para dessa forma ser possível executar melhor os planos de venda e garantir um sell out satisfatório.
A comunicação consiste em uma transmissão de ideias por qualquer que seja o meio, desde que seja simples e clara para possibilitar que o receptor a entenda perfeitamente.
Cada pessoa tem uma percepção diferente da mensagem que recebeu, já que algumas memorizam determinados dados, outras ignoram e podem até introduzir novas informações a ela.
Dada a importância dela, para minimizar os ruídos na comunicação e que isso impacte no resultado final do ponto de venda, algumas estratégias devem ser tomadas, são elas:
Canais de comunicação adequados: Com isso é possível garantir que seja feita uma comunicação mais clara e eficiente.
Adequar a comunicação: É imprescindível que a comunicação seja ajustada de acordo com quem está sendo comunicado. Por exemplo, a indústria e o varejo muitas vezes tem um vocabulário carregado de termos técnicos que talvez não sejam conhecidos pelo promotor e isso impacte diretamente no desempenho do último.
Feedback: Usar o feedback é uma forma de verificar o desempenho do promotor e saber como é possível fazer a correção deste.
Ouvir: Todas as partes envolvidas – indústria, promotor e varejo – devem estar dispostos a ouvir uns aos outros da maneira mais atenta possível para que a chance de erros seja minimizada.